7 práticas de e-mail que trazem resultados efetivos

De acordo com um inquérito recente da HubSpot, 94% dos profissionais de marketing consideram o e-mail marketing eficaz para atingir os seus objetivos comerciais.

Para tirares o máximo partido da tua estratégia de e-mail marketing, recomendamos-te estas 7 práticas.

1. Evita o “no-reply” como remetente

Uma das principais regras do CAN-SPAM, criado nos EUA, é nunca utilizar as palavras “no reply” ou uma frase semelhante como nome do remetente do e-mail (por exemplo, “noreply@aminhaempresa.com”). “No reply” numa mensagem impede os destinatários de responderem e até de optarem por não receber mais e-mails, o que, já dissemos em ocasiões anteriores, é uma prática muito errada. Em vez disso, os teus e-mails automáticos devem ser enviados por um nome próprio (por exemplo, luis@archilike.com).

 

2. Utiliza até dois tipos de letra

Quanto menos confusão tiveres no teu e-mail, mais conversões obterás. Não sobrecarregues a tua mensagem com mais de duas fontes ou tipos de letra, uma vez que isso pode distrair os leitores e arruinar o apelo visual do teu e-mail. Além disso, utiliza tipos de letra seguros para a Web, com tamanhos entre 10 e 12 pontos. Isto garante que o teu e-mail será legível em todos os dispositivos.

 

3. Mantém o teu e-mail com largura entre 500 e 650 pixels

Se o teu modelo de e-mail for mais largo do que 650 pixels, o teu e-mail não será apresentado corretamente e exigirá que os utilizadores se desloquem horizontalmente para lerem o e-mail completo. Isto é, no mínimo, incómodo e, provavelmente, afetará a tua conversão, especialmente quando muitos utilizadores lêem e-mails em dispositivos móveis. Cerca de 30% dos profissionais de marketing afirmam que a otimização de e-mails para dispositivos móveis é uma das estratégias mais eficazes para aumentar a taxa de cliques, de acordo com dados da HubSpot. O facto de o teu modelo se enquadrar no formato padrão facilitará a leitura, melhorará as conversões e proporcionará uma melhor experiência geral ao utilizador.

 

4. Inclui o teu logótipo

Os logótipos são essenciais quando se trata de e-mails. Um estudo realizado em 2021, pela Red Sift e pela Entrust, concluiu que os logótipos têm um impacto positivo no envolvimento do e-mail, bem como na identificação da marca. O estudo concluiu que, quando as empresas incluem um logótipo nos seus e-mails, as taxas de abertura aumentam 21% e a confiança dos consumidores na legitimidade de um e-mail também aumenta em 90%. Com isto em mente, adiciona o teu logótipo ao design do teu e-mail, para garantir que está sempre incluído.

 

5. Indica a oferta na linha de assunto

Podes aumentar drasticamente as tuas taxas de abertura incluindo um incentivo na tua linha de assunto. Mais de 30% dos profissionais de marketing afirmam que os e-mails com ofertas especiais ou promoções têm a taxa de abertura mais elevada e 30,7% dos profissionais de marketing afirmam que estes e-mails também têm a taxa de cliques mais elevada. Se estiveres a realizar uma promoção, utiliza linhas de assunto centradas no incentivo, como “Envio gratuito quando gastar 25 euros ou mais” ou “Receba um iPad gratuito com uma demonstração”.

 

6. Efetua um teste de 5 segundos

Envia uma cópia do e-mail a um amigo ou colega. Ele consegue perceber rapidamente qual é o teu CTA? Se sim, está pronto para clicar em “enviar”. Se não, descobre como podes ajustar a linha de assunto. Ou, se houver uma landing page diferente, deves criar um link para ela.

 

7. Follow-up

Faz o follow-up quando necessário, mas não bombardeies o destinatário com um milhão de e-mails de follow-up. Entre 2 dias e uma semana é um período de tempo razoável entre o envio da primeira mensagem de correio eletrónico e o envio de uma mensagem de seguimento.

Conteúdos
Artigos recentes
Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER
NÃO FIQUE DE FORA
Descubra todas as semanas o poder dos E-mails que Vendem

Estratégia de E-mail Marketing com retorno garantido!