Opt-out passivo: o que é e como usá-lo no e-mail marketing

Opt-out é o nome que se dá ao movimento de retirar um e-mail de uma lista de contactos.

Normalmente, esta ação está do lado do subscritor da lista, quando, por algum motivo, já não tem interesse em receber mais comunicação da marca. Ou seja, é um opt-out ativo.

E lembramos que essa opção de opt-out deve estar sempre disponível e visível em todos os e-mails!

No entanto, há muitos subscritores de e-mail que não se envolvem mais com a sua marca, mas que ainda recebem as mensagens que lhes envia, sem fazerem esse movimento de cancelar a subscrição.

Há várias razões que podem levar o subscritor a deixar de “ligar” aos seus e-mails:

  • Novos interesses;
  • Descobriu outras marcas;
  • Está interessado em subir ou descer o nível de serviço/produto;
  • Mudou de residência;
  • Mudou de emprego.

Seja qual for o caso, estes subscritores não interessados, que optaram por deixar de se conectar com a sua empresa de forma passiva, prejudicam não só a reputação dos seus envios, como também dificultam a avaliação de cancelamentos de subscrição, na hora de analisar os resultados.

E quando isto acontece durante um longo período de tempo, devemos assumir que já não têm interesse e provocamos um opt-out passivo, que é a remoção da lista.

Parece um pouco extremo, mas calma, é tudo planeado e a ideia não é excluir a pessoa, mas sim trazê-la de volta!

Assim, este opt-out passivo deve estar automatizado na sua lista, num fluxo de limpeza de lista.

O fluxo é curto, na verdade, deve implicar o envio de apenas dois e-mails.

O primeiro envolve uma comunicação direta, logo no assunto do e-mail, a perguntar se ainda quer receber os e-mails da sua empresa.

No corpo do e-mail, desenvolva a narrativa, diga que reparou que o subscritor em causa não abriu ou não fez determinada ação nos e-mails, durante certo período de tempo, e que, por isso, deixa ao critério do subscritor se pretende continuar a receber os seus conteúdos e ofertas, pois caso contrário, deixará de o considerar na lista de contactos e nos envios de e-mails.

Finalmente, apele a que, se o subscritor quiser continuar a receber a sua comunicação, clique no CTA de “quero continuar a receber conteúdos”. Este CTA pode levar para o seu site ou para uma simples mensagem de agradecimento. A ideia é mesmo só haver uma ação, que fique registada e que ative de novo o contacto como interessado na sua comunicação por e-mail.

O segundo e-mail a ser enviado, desejavelmente, é o de agradecimento por continuar a fazer parte da sua lista de contactos ativos.

Ou seja, o opt-out passivo, no fundo e se tudo correr bem, não chega a ser um opt-out, porque a pessoa não sai da sua lista de contactos.

É apenas um alerta de que está atento às métricas e ao que acontece com os seus envios de e-mail, e que está atento ao comportamento dos seus subscritores, bem como àquilo que lhes interessa ou deixa de interessar.

E em todo o caso, a decisão de se remover é do contacto. Basta que não clique no CTA, que automaticamente vai ser removido – é sempre o contacto quem decide, não é uma remoção compulsiva por parte da empresa.

Agora, deve estar a perguntar-se: qual é o período de inatividade indicado para fazer este movimento de remover os subscritores inativos?

A resposta, sem surpresa, é que depende. Depende se é, por exemplo, uma marca que tem um momento alto no ano, como a Black Friday. Nesse caso, é aconselhável dar 13 meses de período de inatividade, para ativar o opt-out passivo.

Já em marcas que comunicam bastante, este21 Como regra, na nossa comunicação e na dos nossos clientes, usamos entre 3 e 6 meses.

Se ainda não usa opt-out passivo na sua empresa, esperamos que este artigo tenha sido uma boa ajuda para começar a implementar esta medida tão útil para a sua estratégia de e-mail marketing!

Conteúdos
Artigos recentes
Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER
NÃO FIQUE DE FORA
Descubra todas as semanas o poder dos E-mails que Vendem

Estratégia de E-mail Marketing com retorno garantido!