A ferramenta AMP (Accelerated Mobile Pages) foi criada em 2015, pela Google, para tornar os websites mais dinâmicos e interativos, sem que deixassem de ser leves e rápidos.
E não demorou muito a que se notasse essa carência também nos e-mails, pelo que, em 2019, a AMP para e-mail chegou como uma tecnologia que permite experiências de e-mail mais interativas e dinâmicas, possibilitando a utilização de componentes AMP nos e-mails, como carrosséis de imagens, preenchimento de formulários, compra de produtos ou agendamento de reuniões, com os quais o utilizador pode interagir diretamente na mensagem, sem sair da caixa de e-mail.
Assim, esta tecnologia tem o potencial de impactar significativamente o futuro do e-mail marketing, proporcionando, aos profissionais, novas formas de interagir com o seu público. Mas nem tudo é um “mar de rosas”, obviamente. A ferramenta AMP para e-mail também tem os seus pontos fracos.
Vantagens da AMP
Melhor experiência do utilizador
Com a AMP Email, os profissionais de marketing podem proporcionar uma experiência mais simples e intuitiva ao seu público. Por exemplo, um restaurante pode utilizar a AMP para permitir que os clientes façam reservas ou encomendas diretamente no e-mail.
Maior personalização
A AMP Email permite um envolvimento mais inteligente e eficiente do utilizador, uma vez que os clientes podem realizar ações diretamente no seu correio eletrónico, como gerir as suas subscrições, responder a sondagens ou fazer reservas. Isto é possível porque o servidor atualiza conteúdos de “endpoints” remotos, mantendo a mensagem personalizada e atualizada.
Conteúdo dinâmico
Na sequência do ponto anterior, a AMP Email vem com uma funcionalidade que permite que o seu correio electrónico seja atualizado quando há novas informações. Desta forma, as informações críticas e sensíveis podem ser mantidas atualizadas.
Melhor análise de métricas
A ferramenta permite uma análise e um acompanhamento mais detalhados. Os profissionais de marketing podem ver como os utilizadores estão a interagir com o e-mail, que componentes estão a ser clicados e quanto tempo estão a gastar em cada secção. Isto permite uma tomada de decisão e uma otimização mais informada.
Maior engajamento
A AMP Email contém elementos interactivos e accionáveis, o que faz com que o utilizador queira explorar mais. Desta forma, é possível selecionar melhor as mensagens ideais para o seu público. De acordo com vários relatórios e estudos de referência, os e-mails com componentes AMP interativos registaram um aumento médio de 20% nas taxas de cliques. Isto significa que a AMP Email pode ajudar os profissionais de marketing a captar a atenção do seu público e a incentivá-lo a agir.
Tecnologia segura
Os e-mails são mais seguros com o AMP, pois impede que provedores externos utilizem os seus dados. Isto significa zero invasões.
Acessibilidade
A ferramenta também pode melhorar a acessibilidade para utilizadores com deficiências. Por exemplo, a AMP permite a utilização de tecnologia de conversão de texto em voz, o que pode tornar as mensagens de e-mail mais acessíveis para os utilizadores com deficiência visual.
Marca reforçada
A AMP Email também pode ajudar a melhorar a identidade e o reconhecimento da marca. Os profissionais de marketing podem utilizar a AMP para criar componentes interativos de marca, que sejam únicos e memoráveis, ajudando a estabelecer uma ligação mais forte com o seu público.
Potencial para novas criações
Como a AMP Email é uma tecnologia relativamente nova, ainda há muito espaço para inovação e experimentação. Os profissionais de marketing podem utilizar esta tecnologia para criar experiências interativas totalmente novas, o que poderá ter um impacto significativo no e-mail marketing como um todo.
Desvantagens da AMP
Limitações de compatibilidade
Várias plataformas de e-mail marketing já têm integração com a AMP Email, mas nem todos os servidores de e-mail suportam a AMP Email. Por exemplo, alguns dos servidores de e-mail mais populares, como o Apple Mail e o Outlook, ainda não suportam totalmente a AMP Email. Por agora, apenas Gmail, Yahoo Mail e Mail.ru é que suportam a ferramenta, pelo que o apoio ao cliente também fica limitado a estas plataformas.
Complexidade de implementação
Sendo diferente do HTML, a criação de um e-mail AMP também envolve código de programação e pode ser mais complexa do que a criação de um e-mail padrão. É preciso ter conhecimento técnico para desenvolver e testar os e-mails AMP, o que pode exigir mais tempo e recursos.
Tamanho dos arquivos
Embora o progresso seja significativo, a AMP Email ainda aumenta significativamente o tamanho dos arquivos do e-mail, o que pode afetar negativamente a velocidade de carregamento e a capacidade de entrega do e-mail.
Apesar destes desafios, a AMP Email está a ganhar força e parece ser uma tendência permanente nos próximos anos, no que toca ao e-mail marketing. De acordo com vários estudos, cerca de 17% dos profissionais de marketing estão a usar a AMP Email e 43% planeiam adotá-la no futuro. À medida que mais profissionais de marketing começam a experimentar a AMP Email, podemos esperar ver usos mais criativos dessa tecnologia no futuro.