Por quê fazer e-mail marketing?

Embora ainda exista quem não acredite no potencial do e-mail marketing, a verdade é que os factos são evidentes e provam que os resultados podem ser muito positivos para quem aposta numa boa estratégia.

Caso não seja aplicada uma estratégia eficaz, não há milagres e não há e-mail que consiga bons resultados. Uma segmentação adequada, conteúdo relevante e que acrescente valor ao público em questão, de uma forma não invasiva, são condições essenciais para conseguir efeitos positivos com esta ferramenta digital.

E se ainda subsistem dúvidas, as seguintes estatísticas prometem acabar com elas:

  • Existem 4.3 mil milhões de utilizadores de e-mail e espera-se que esse número suba para 4.6 mil milhões até 2025 (Statista);
  • Os profissionais de marketing que usam campanhas segmentadas notam um aumento de 760% na receita (Campaign Monitor);
  • Por cada 1.000€ investidos em e-mail marketing, o potencial de ganho é de 36.000€ (Litmus.com);
  • 59% dos consumidores admitem ser influenciados pelo e-mail marketing nas suas decisões de compra (Hubspot);
  • 64% dos pequenos negócios utilizam o e-mail marketing para atrair clientes (Hubspot);
  • 8 em cada 10 potenciais clientes preferem falar com representantes de vendas via e-mail (Hubspot).

Está mais do que comprovado que o e-mail marketing é e continuará a ser uma excelente ferramenta para fazer crescer o seu negócio. Já em termos de objetivos de marketing, estas são algumas das vantagens trazidas por esta estratégia:

 

Elevado alcance

Como vimos anteriormente, existem mais de 4 mil milhões de utilizadores diários de e-mail, atualmente, e a tendência é de crescimento. Seja para efetuar login em qualquer aplicação, website ou rede social, é inevitável que os utilizadores de internet recorram ao e-mail de forma constante.

Assim, quão descabido seria não recorrer a uma ferramenta que tanta gente utiliza diariamente? O e-mail marketing é crucial para a comunicação de um negócio (seja ele B2B ou B2C) e para o seu crescimento.

 

Previsibilidade do impacto

Grande parte das ações realizadas no digital são de difícil previsão, devido aos algoritmos. No caso, por exemplo, de uma publicação numa rede social, é impossível saber, em concreto, a quantas pessoas ela irá chegar, seja de forma orgânica ou paga.

Já no caso do e-mail marketing, não há esse receio. Se forem enviados 100 e-mails, sabemos que os 100 e-mails vão seguramente ser recebidos pelo público e, com uma boa estratégia, a grande maioria das mensagens será aberta.

 

Flexibilidade do formato

Esta é mais uma das vantagens que não se consegue na maior parte dos meios de comunicação digital.

No e-mail marketing, há liberdade total na maneira como queremos formatar a nossa mensagem. Não há limite de caracteres e há a possibilidade de utilizar templates, imagens, gifs e emojis, que tornam uma mensagem ainda mais atrativa para quem a recebe. No fundo, podemos transmitir tudo aquilo que quisermos e da forma que quisermos, muito facilmente.

 

Alto retorno financeiro

O ROI (return of investment) conseguido através do e-mail marketing é um dos mais altos, relativamente aos restantes canais de comunicação, e existem duas grandes razões para isso: o investimento necessário é baixo e as taxas de conversão são altas.

Para utilizar esta estratégia, apenas é preciso um domínio de website, uma ferramenta de envio e uma equipa para delinear e executar a estratégia. Quanto às ferramentas de envio, existem inúmeras presentes no mercado, que praticam baixos valores e, até, algumas gratuitas. Portanto, o investimento não precisa de ser alto.

Além disso, as receitas conseguidas podem ser bastante elevadas, devido ao desenvolvimento da relação com os contactos (que ficam com maior probabilidade de efetuar uma compra), ou mesmo através de e-mails promocionais, que levam diretamente à venda.

Conteúdos
Artigos recentes
Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER
NÃO FIQUE DE FORA
Descubra todas as semanas o poder dos E-mails que Vendem

Estratégia de E-mail Marketing com retorno garantido!