Para conseguir uma estratégia eficaz de e-mail marketing, são necessários vários esforços, que garantam uma comunicação de qualidade com o público-alvo e que permitam bons resultados, ao nível das vendas e da fidelização.
No entanto, quando se trata de enviar e-mails em grande escala ou de gerir uma extensa lista de contactos, o processo pode tornar-se bastante complexo. E é aqui que entram as ferramentas de e-mail marketing, para simplificar processos.
Benefícios das ferramentas de e-mail marketing
No fundo, as ferramentas de e-mail marketing são as melhores amigas dos responsáveis pelo desenvolvimento e execução da estratégia de e-mail marketing, por lhes facilitarem (e muito) a vida.
Entre os seus benefícios, estão:
- O aumento do ROI (return of investment);
- A possibilidade de uma comunicação segmentada;
- A possibilidade de medição exata de resultados;
- A gestão qualificada das bases de dados.
O que fazem as ferramentas de e-mail marketing?
Gestão da lista de contactos
Ao possuir uma extensa lista de contactos, é necessário organizar devidamente todas as informações de cada um deles (e-mail, número de telemóvel, localização, produtos de interesse,…). A boa notícia? As plataformas de e-mail marketing fazem-no automaticamente, ao dividir cada um dos campos da lista de contactos.
Além disso, estas ferramentas também deverão ser capazes de separar os e-mails inválidos; os que tenham solicitado a remoção da lista ou os que possam ter denunciado o conteúdo como spam.
Edição de e-mails
A maior parte das ferramentas de e-mail marketing possui um editor de e-mail próprio, onde poderão ser diretamente criados os e-mails com diversos tipos de conteúdos, formatos e templates replicáveis.
Além da possibilidade de inserir blocos de texto, imagens e muitos outros elementos, também é possível organizar de acordo com a quantidade de colunas pretendidas na mensagem.
Segmentação de contactos
Este recurso permite enviar cada e-mail apenas a um determinado grupo da lista de contactos, que possua alguma característica ou ponto em comum, e que possa beneficiar e reagir da melhor forma ao conteúdo presente no e-mail em questão.
É um erro enviar campanhas em massa e sem pensar se todo o público pode ter interesse, por isso é que este recurso se torna tão importante. Ao segmentar os contactos de acordo com um determinado critério (demográfico, geográfico, comportamento de compra ou outro), aumenta substancialmente a possibilidade de maiores níveis de conversão.
Automação de e-mail marketing
A automação de e-mail marketing consiste na criação de ações que resultam da interação dos consumidores com a marca, em canais como o website, landing pages, pop-ups, ou até e-mails anteriormente enviados.
Assim, a automação de marketing possibilita o envio automático de e-mails de acordo com diversos critérios, como por exemplo: preenchimento de formulários, e-mails de aniversário, e-mails pós-venda, e-mails de confirmação de venda ou e-mails de boas-vindas.