O que são ferramentas de e-mail marketing

Para conseguir uma estratégia eficaz de e-mail marketing, são necessários vários esforços, que garantam uma comunicação de qualidade com o público-alvo e que permitam bons resultados, ao nível das vendas e da fidelização.

No entanto, quando se trata de enviar e-mails em grande escala ou de gerir uma extensa lista de contactos, o processo pode tornar-se bastante complexo. E é aqui que entram as ferramentas de e-mail marketing, para simplificar processos.

 

Benefícios das ferramentas de e-mail marketing

No fundo, as ferramentas de e-mail marketing são as melhores amigas dos responsáveis pelo desenvolvimento e execução da estratégia de e-mail marketing, por lhes facilitarem (e muito) a vida.

Entre os seus benefícios, estão:

  • O aumento do ROI (return of investment);
  • A possibilidade de uma comunicação segmentada;
  • A possibilidade de medição exata de resultados;
  • A gestão qualificada das bases de dados.

 

O que fazem as ferramentas de e-mail marketing?

Gestão da lista de contactos

Ao possuir uma extensa lista de contactos, é necessário organizar devidamente todas as informações de cada um deles (e-mail, número de telemóvel, localização, produtos de interesse,…). A boa notícia? As plataformas de e-mail marketing fazem-no automaticamente, ao dividir cada um dos campos da lista de contactos.

Além disso, estas ferramentas também deverão ser capazes de separar os e-mails inválidos; os que tenham solicitado a remoção da lista ou os que possam ter denunciado o conteúdo como spam.

 

Edição de e-mails

A maior parte das ferramentas de e-mail marketing possui um editor de e-mail próprio, onde poderão ser diretamente criados os e-mails com diversos tipos de conteúdos, formatos e templates replicáveis.

Além da possibilidade de inserir blocos de texto, imagens e muitos outros elementos, também é possível organizar de acordo com a quantidade de colunas pretendidas na mensagem.

 

Segmentação de contactos

Este recurso permite enviar cada e-mail apenas a um determinado grupo da lista de contactos, que possua alguma característica ou ponto em comum, e que possa beneficiar e reagir da melhor forma ao conteúdo presente no e-mail em questão.

É um erro enviar campanhas em massa e sem pensar se todo o público pode ter interesse, por isso é que este recurso se torna tão importante. Ao segmentar os contactos de acordo com um determinado critério (demográfico, geográfico, comportamento de compra ou outro), aumenta substancialmente a possibilidade de maiores níveis de conversão.

 

Automação de e-mail marketing

A automação de e-mail marketing consiste na criação de ações que resultam da interação dos consumidores com a marca, em canais como o website, landing pages, pop-ups, ou até e-mails anteriormente enviados.

Assim, a automação de marketing possibilita o envio automático de e-mails de acordo com diversos critérios, como por exemplo: preenchimento de formulários, e-mails de aniversário, e-mails pós-venda, e-mails de confirmação de venda ou e-mails de boas-vindas.

Conteúdos
Artigos recentes
Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER
NÃO FIQUE DE FORA
Descubra todas as semanas o poder dos E-mails que Vendem

Estratégia de E-mail Marketing com retorno garantido!