O que é o E-mail Marketing?

Para muita gente, o e-mail marketing é simplesmente visto como spam, fraude ou abordagem abusiva. E, na verdade, também pode ser isso. No entanto, se assim for, é porque não está a ser bem feito, deixa de ser considerado e-mail marketing e é só uma estratégia falhada, que nunca vai trazer os bons resultados que o e-mail marketing (o bem feito) pode trazer.

De forma simplificada, o e-mail marketing é, então, uma estratégia de envio de e-mails para uma determinada lista de contactos, com o objetivo de estabelecer uma comunicação personalizada com cada destinatário, que acaba por cumprir vários outros objetivos de marketing, como o fortalecimento de uma boa relação com o cliente, o aumento de notoriedade, a geração e estimulação de leads e o aumento de vendas.

Existem 4.3 mil milhões de utilizadores de e-mail diários, mas conseguir a atenção deles não é, de todo, uma tarefa fácil!

Não existem milagres, nem receitas infalíveis, mas com a segmentação adequada e conteúdos relevantes, certamente não corre o risco de cair na caixa de spam do seu cliente ideal!

 

O e-mail marketing antigamente vs. atualmente

O e-mail marketing era, antigamente, um canal de comunicação mais generalista e as mensagens enviadas em cada e-mail, de forma massiva, não eram direcionadas, nem personalizadas, para a maior parte das pessoas que as recebiam.

Visto deste prisma, torna-se natural que, de facto, as pessoas considerassem um método invasivo e que não gostassem de receber estas mensagens. Afinal, o conteúdo não era direcionado para elas e, portanto, claramente não lhes interessava. Daí ser visto, por muita gente, como uma fonte de spam.

Felizmente, hoje em dia, o panorama já é bem diferente. Os envios são realizados de forma segmentada, com recurso a diversas ferramentas de automatização e após solicitação de autorização do destinatário. Isto não só permite que as mensagens se tornem mais relevantes para quem as recebe, como também permite a personalização rápida e eficaz das mesmas.

Assim, uma boa e eficaz estratégia de e-mail marketing deve funcionar quase como uma carta (era assim que o e-mail era visto quando surgiu, uma carta, mas em formato eletrónico). Direta, humanizada, personalizada, pensada e adaptada especificamente a cada destinatário, com uma mensagem que acrescenta valor na sua vida.

 

Alguns exemplos de E-mail Marketing

  • E-mail de boas-vindas;
  • E-mail informativo;
  • E-mail de promoção;
  • E-mail de confirmação (de compra online, de pagamento, etc.)
  • Folheto de publicidade digital;
  • Newsletter.

Para felicidade dos profissionais de marketing e do público que recebe os seus e-mails, o e-mail marketing tem vindo a evoluir consideravelmente e é, nos dias de hoje, considerado uma das melhores e mais relevantes estratégias de comunicação, que pode ser aplicada a diversas situações.

Conteúdos
Artigos recentes
Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER
NÃO FIQUE DE FORA
Descubra todas as semanas o poder dos E-mails que Vendem

Estratégia de E-mail Marketing com retorno garantido!