8 erros na construção e manutenção dos websites

O primeiro artigo no nosso blog é sobre a importância de cuidar do seu website. Não foi por acaso, porque realmente o website é uma das montras da sua empresa para o mundo digital (e para o mundo em geral, a partir daí). 

Ainda assim, várias empresas continuam a cometer falhas básicas na construção e manutenção dos seus websites – quando os têm, porque se nem os têm… o erro é ainda maior!

Apresentamos-lhe aqui os 8 principais erros que não deve cometer no seu site. Para que não perca mais vendas por algo tão simples de resolver.

 

Erros na construção do site

– Incluir uma página de introdução

A página de introdução é uma página inicial que funciona como convite para o site – é um portão, a que segue a porta de entrada. Embora possam ser visualmente atraentes, tendem também a “irritar” muitos visitantes e são geralmente consideradas como um desperdício de tempo. Se estiver a usar uma, cancele e inclua alguns elementos dela na sua homepage. Não faça com que os visitantes necessitem de carregar duas vezes para entrar verdadeiramente no website.

– Pontos de fuga

Os proprietários de sites muitas vezes “impulsionam” os visitantes para fora das suas páginas, por incluírem links com pontos de fuga e por se esquecerem de incluir um menu de navegação em cada página. O utilizador, que é “obrigado” a clicar frequentemente no botão “voltar”, para encontrar o que necessita, irá ficar insatisfeito e vai abandonar o site rapidamente.

– Layout desajustado

Escolha as cores com atenção, realce todos os textos importantes e mostre nitidamente onde se encontram os botões de call to action. É importante usar as cores da sua marca e ter uma identidade visual definida, mas isso não pode desconcentrar o visitante do que é mais importante no seu site: o conteúdo.

– Descrição incompleta

Um dos erros mais comuns é não fornecer uma descrição clara dos produtos ou serviços. Não deixe os seus visitantes no “escuro”. Por exemplo, se tem um negócio local, certifique-se de que todas as pessoas saibam disso: incluindo os seus contactos, localização, endereço e um mapa. Esta é também uma ótima maneira de melhorar o SEO do website!

– Mobile… second

Os sites que não priorizam a versão mobile, que nem sequer têm versão mobile (cruzes!) ou que demoram a carregar em plataformas móveis vão sair prejudicados. Certifique-se de que o site é criado para versão mobile e com a rapidez e design adequados para os dispositivos móveis. Atualmente, o telemóvel é o meio primordial para consultar o que quer que seja na internet. E o conteúdo deve estar apto a ser explorado neste tipo de plataforma. Se os seus clientes se depararem com o produto e não forem capazes de rapidamente encontrar informações através dos seus smartphones, há uma chance enorme de não voltarem a tentar. Caso se adeque ao seu tipo de serviço, pode até ser uma boa ideia investir numa aplicação!

 

Erros na manutenção do site

– Conteúdo antigo

Seja um blog, um website ou uma loja online, ter conteúdo atualizado, de modo geral, traz um aumento de credibilidade. Além disso, os motores de busca possuem algoritmos que priorizam websites que têm os conteúdos atualizados com maior frequência, posicionando-os nas primeiras páginas.

– Website lento

Uma página com um bom desempenho, ou seja, com rapidez ao carregar as páginas, é vista por dois fatores. O primeiro refere-se aos utilizadores, que são cada vez mais impacientes com os websites lentos. O segundo fator refere-se aos motores de busca, que dão preferência aos websites que possuem um melhor desempenho ao carregar as páginas. Deste modo, se o seu website está lento ou é lento, e este é um dos motivos pelos quais não o tem mantido atualizado, trate já disso, porque está a perder muito tráfego e muitos clientes.

– Páginas com erros

Links “quebrados” ou desatualizados e erros de redirecionamento são as principais causas de problemas em websites. Não há dúvidas de que uma das situações que causam desagrado aos leitores é o fato de não encontrarem o conteúdo que desejam, devido a problemas com os links. Logo, sem manutenção de website, ele fica desatualizado e a probabilidade de ter problemas com links é alta.

Conteúdos
Artigos recentes
Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER
NÃO FIQUE DE FORA
Descubra todas as semanas o poder dos E-mails que Vendem

Estratégia de E-mail Marketing com retorno garantido!