Os 4 pilares na produção de conteúdos

Os 4 pilares na produção de conteúdos

Uma estratégia poderosa e cada vez mais procurada pelas empresas que querem atrair o seu target e destacar-se dos concorrentes é a produção de conteúdo online, também conhecido como marketing de conteúdo.

Isto implica uma rotina de criação de conteúdo de relevância na internet, voltado para um determinado nicho que, se for de facto atraído, pode tornar-se embaixador fiel de uma marca.

Por isso, fica patente a importância de criar conteúdo relevante para que um negócio ganhe visibilidade e alcance os resultados estipulados. 

Na produção de conteúdo, deve ter-se em conta que a qualidade é mais importante do que a quantidade, pensar na jornada de compra do cliente, pesquisar os concorrentes, ter em mente que estamos a falar para pessoas, em particular para um público-alvo, o que leva a um plano de conteúdo rumo ao sucesso! 

 

Princípios de criação de conteúdo

Assim, podemos assentar a criação de conteúdo em quatro pilares, que determinam toda a estratégia de produção de conteúdo nas redes sociais e demais canais.

1 – A criação constante de conteúdo

Reforçamos que a qualidade do conteúdo se sobrepõe à quantidade, pelo que é um processo de criação constante, que envolve várias vertentes e canais de atração de tráfego e construção de autoridade, seguindo também alguns princípios de criação de desejo. O conteúdo tem de gerar valor acrescentado para o público-alvo e deve englobar stories, feed, blog, vídeos, e-mail marketing e o que mais fizer sentido para o seu nicho de mercado!

2 – Nutrição e geração de leads

É essencial manter leads quentes e conectá-los com o trabalho que desenvolvemos. Gerar novas leads é também uma etapa muito importante, por isso é a fase em que podemos apostar em anúncios, lançamento de e-books, Q&A, e-mail marketing e cursos.

3 – Apoio

Sabemos da existência da lei da reciprocidade e quando alguém recebe algo, tem maior tendência em querer retribuir. Por essa razão, nessa fase pode-se ajudar a criar ou manter negócios, autoridade/notoriedade e na construção de audiência, com dicas ou desafios.

4 – Vender 

Faz parte de todo processo de criação de conteúdo. Embora a venda possa ser precedida da criação de conteúdo, ela deverá ser rápida, direta e acontecer num período curto de tempo. Vender em momentos específicos e por pouco tempo para criar o gatilho da escassez. É recomendado, nesta fase, fazer tratar o e-mail marketing (principalmente se for um lançamento), stories e anúncios, mas sem descurar o conteúdo orgânico.

 

Vantagens de produzir conteúdo online

O relacionamento próximo com o seu público-alvo é o principal benefício da produção de conteúdos. O público passa a conhecer melhor o seu negócio, os seus produtos/serviços, o seu segmento de atuação, a história da sua empresa e o seu posicionamento no mercado, entre outros. Quanto maior a presença online, mais pessoas vão conhecer a sua empresa, trilhando um caminho em que poderá tornar-se referência no mercado em que atua.

Outro benefício é poder gerar novos leads para o seu negócio, que se interessarão pelo seu conteúdo, podendo tornar-se clientes, o que gera também mais tráfego para o site da empresa, alcançando boas posições em sites de buscas, ou seja, o seu negócio poderá ser encontrado com maior facilidade pelo seu público.

Os cuidados com o tipo de conteúdo que gera podem determinar o sucesso ou o fracasso da sua comunicação, por isso não menospreze esse aspecto e destaque-se com estas dicas!

Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER