5 benefícios do Video Marketing

Video marketing

O marketing digital envolve uma estratégia que traça os caminhos para o sucesso de uma empresa. E quando falamos de estratégia, podemos pensar em algo estruturado e racional – mas não é só isso. A emoção também faz parte (e muito!) de uma estratégia de marketing digital, nomeadamente através do video marketing.

Não é por acaso que, em todos os Natais, ficamos à espera do vídeo de determinada marca. Não é por acaso que um dos maiores eventos desportivos mundiais, o Super Bowl, gira em torno de uma série de anúncios de grandes marcas… e depois há um jogo de futebol americano lá pelo meio.

Isto acontece porque o vídeo, naturalmente, prende mais a atenção do que uma foto ou um texto. Mas a interligação de imagens e de textos, o chamado storytelling, é que dá a força que o video marketing tem atualmente, na divulgação e promoção das marcas, produtos e serviços.

Nas redes sociais, nos sites e, claro, no YouTube, os utilizadores estão mais predispostos a ver e a interagir com o que envolve vídeo ou som – daí que alguns podcasts que eram só audíveis, tenham passado também para vídeo.

Com esta ‘conversa’ toda, já deu para perceber que, se ainda não o faz, deve apostar no video marketing, dentro da sua estratégia de marketing digital. E aqui ficam 5 benefícios, dos muitos que pode retirar daí…

 

  1. Aumentar a receita

Não é “all about the money”, mas que é importante, lá isso é! As empresas que recorrem a uma estratégia de video marketing conseguem aumentar a receita da empresa em mais 49% (dados da Forbes) do que aqueles que não usam vídeo.

  1. Influenciar as decisões do cliente

Ainda segundo a Forbes, 90% dos consumidores consideram que um vídeo do produto ou serviço ajuda na tomada de decisão de compra (demonstrações e dicas funcionam muito bem), e 64% afirmam que o formato de vídeo aumenta a possibilidade do produto ser comprado.

  1. Melhorar o SEO

A quantidade de tempo que um/a visitante passa na página do seu negócio pode influenciar o posicionamento no Google. Neste caso, quanto maior for o tempo de permanência, maior é a possibilidade de otimizar essa posição. E uma boa estratégia de video marketing ajuda muito a que essas visitas se prolonguem e se repitam. Mas se todos lutam pelo mesmo, há que arranjar maneira de se destacar: é indispensável ‘contar bem a história’, ser persuasivo e usar a criatividade, usando referências atuais e, de preferência, com humor!

  1. Aumentar o tráfego e as conversões

Na sequência disto, o sucesso do video marketing também se prende com o aumento do tráfego, na ordem dos 41%, segundo um estudo da Aberdeen Group. Além disso, o uso de vídeo garante taxas de conversão na web 34% mais elevadas.

  1. Otimizar a estratégia de e-mail

Como dissemos, e não nos cansamos de insistir, o video marketing é uma parte de uma estratégia maior de marketing digital. E está interligado com os outros ramos dessa estratégia. Algo tão simples quanto usar a palavra “vídeo” no assunto de um e-mail pode levar a um aumento significativo das taxas de abertura e das taxas de clique, baixando muito a taxa de rejeição. E se efetivamente o e-mail tiver um vídeo incorporado, a taxa de cliques tende a crescer ainda mais.

Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER