Mobile marketing: o que é e quais as suas vantagens

Estudar o comportamento dos consumidores é essencial para conseguir chegar até eles, de forma mais fácil e rápida, e para conseguir satisfazer as suas necessidades da melhor forma. Deste modo, foi surgindo o conceito do mobile marketing, devido à crescente adesão aos smartphones por parte dos utilizadores que, segundo um estudo realizado pela App Annie Research, gastaram em média 4,8 horas por dia em aplicações móveis, em 2021.

E o que é o mobile marketing?

No fundo, é uma estratégia de marketing digital que procura alcançar o público-alvo através dos seus smartphones ou outros dispositivos móveis, com o objetivo de interagir com os mesmos e levar a uma venda, através de variadas ações.

Exemplos de ações de mobile marketing

– Campanhas SMS

O SMS Marketing é uma das soluções mais utilizadas pelas empresas, devido à facilidade de pôr em prática e ao baixo custo das operações. Além disso, é bastante eficaz, uma vez que a taxa de abertura destas mensagens é muito alta, assim como a rapidez com que são abertas. Podem ser utilizadas para divulgação de promoções, lembretes de pagamentos, informar de novos lançamentos e, até, enviar códigos promocionais exclusivos.

– Notificações push

As notificações push enviadas pelas aplicações são uma ótima forma de interagir com o consumidor, de forma rápida e eficiente, uma vez que é possível enviá-las para um público específico, que terá maior probabilidade de realizar determinada ação. Além disso, são uma ótima forma de os levar automaticamente para o site/app de compra, com um call-to-action, em apenas um clique.

– Sites responsivos / mobile first

Fazer um site que não seja pensado para o mobile é completamente impensável nos dias de hoje. Se, ao entrar num site através de um dispositivo móvel, o mesmo estiver todo desconfigurado, por ter sido pensado apenas para desktop, a experiência do utilizador não vai ser positiva e acabará por abandoná-lo. Em termos de SEO, isso acabará também por não ser favorável à posição em que o site aparecerá nos motores de busca.

– Google Business

Esta é uma ferramenta que não tem custos e que permite à empresa gerir a forma como vai aparecer nas pesquisas do Google. Desta forma, poderá destacar informações úteis sobre a empresa, como a localização, o horário de funcionamento, fotografias e avaliações de outros utilizadores, aumentando, assim, as probabilidades de a pessoa que pesquisou pela sua empresa se tornar num cliente.

 

Principais vantagens do mobile marketing

– Aumento das vendas

Assim como o uso dos dispositivos móveis aumenta, o mesmo acontece com as compras realizadas por esses meios. Deste modo, é impensável, hoje em dia, não olhar à vertente do mobile, ao longo da estratégia de marketing, e não apostar no mesmo. Seria uma ótima oportunidade desperdiçada de vendas.

– Segmentação do público

Quase todos os dispositivos móveis têm GPS e, portanto, as empresas podem aproveitar essa oportunidade para comunicar, de alguma forma, com os consumidores que se encontrem num determinado raio de distância. Assim, através da geolocalização, torna-se mais simples alcançar as pessoas mais próximas e a taxa de conversão tende a aumentar.

– Fácil acesso

Muitas das ferramentas mobile são simples de executar e não necessitam de um elevado investimento.

– Comunicação mais rápida e facilitada com o público

Tal como a comunicação entre pessoas, também a comunicação entre as marcas e os clientes ficou facilitada com os dispositivos móveis. As empresas podem comunicar facilmente com o cliente, através das aplicações e das redes sociais, de forma eficiente e imediata.

Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
NEWSLETTER