Por que devem as empresas apostar no LinkedIn

O LinkedIn é considerado a maior rede social profissional do mundo. No início, era visto como uma rede para partilha de currículos e, desta forma, procura de emprego. Nos dias de hoje, tem muitas mais coisas para oferecer a quem lá está. É através do LinkedIn que as pessoas e as empresas podem ampliar a sua rede de contactos; promover os seus produtos e serviços; envolver-se num ambiente profissional; comunicar com outras empresas e aumentar a notoriedade da marca.

Mas nem sempre esta plataforma é utilizada da forma mais correta, quer pelo público em geral, quer pelas empresas, principalmente por acharem que esta rede ainda se limita à partilha de currículos e procura de empregos. Algumas empresas ainda cometem alguns erros, estando no LinkedIn ‘só para estar’, criando uma página e deixando-a abandonada – que é algo que também acontece noutras redes sociais, como já abordámos aqui no blog. Muitas organizações continuam sem entender as inúmeras funcionalidades do LinkedIn, e outras ainda não dão a importância necessária a esta rede, não compreendendo que, a partir daqui, podem fazer a partilha de experiências ou potenciais parcerias, por exemplo.

As empresas, a partir desta rede social, podem partilhar, com o público em geral e com outras empresas/empresários, uma breve descrição (informações básicas como a morada, contactos, website) e ainda escolher a sua área de especialização, podendo captar melhor o público-alvo.  Outro ponto favorável para as empresas que estão nesta plataforma são os grupos: nesta rede, encontram-se vários grupos de diferentes temáticas, a que pode aderir para partilhas de conteúdos. Pode ainda fazer publicações sobre novidades, notícias, colocar vagas de emprego, projetos relevantes sobre a empresa, etc. A criação e transmissão online de eventos, que podem ser públicos ou segmentados, também é uma vantagem desta rede social, ainda mais numa altura em que já é assumido que trabalhar online é possível para todos os setores de atividade.

Olhando para o LinkedIn numa perspetiva meramente profissional, é o local perfeito para a sua empresa começar a crescer online!

Mas será que todas as empresas devem estar no LinkedIn?

Esta rede é muito importante para as empresas aumentarem a sua visibilidade entre profissionais de várias áreas e compartilhar os seus métodos de trabalho. Não vale a pena ter um perfil na rede (seja no LinkedIn ou noutra) se não soubermos o alvo que queremos atingir. Muito menos, sem sabermos que objetivos queremos atingir! Ou seja, para ter presença no LinkedIn, é preciso perceber que este é uma rede profissional e que o tipo de conteúdo compartilhado deve ser diferente do de Facebook e Instagram, por exemplo. Muitas empresas caem ainda no erro de fazer reposts de outras redes – se não houver outro tipo de conteúdo adequado para esta plataforma, não vale a pena criar uma página no LinkedIn.

No LinkedIn, é preciso ter cautela na abordagem, mas também deve ser-se cada vez mais distinto, original. De maneira a ter uma página de sucesso, é necessário criar conteúdo relevante e útil para as suas conexões, de forma também a chegar a um maior número de pessoas. Ao contrário de outras redes sociais, aqui não é necessário publicar muitos posts, o que é importante é que escolha os assuntos certos e utilize uma linguagem correta para o público da sua rede de contactos.

Ações realizadas pela empresa; eventos; feiras; testemunhos de clientes e até mesmo de colaboradores; datas importantes; divulgações de vagas de emprego; notícias e artigos que estejam relacionados com o mercado que a empresa atua, são o tipo de conteúdo que deve partilhar no LinkedIn da sua empresa, podendo fortalecer e reforçar a visibilidade da sua marca.

De forma a aumentar a rede de contactos, o perfil do LinkedIn da sua empresa só irá aparecer como sugestão a utilizadores que se interessam pela sua área de negócio. É favorável para o ajudar a promover os seus produtos e serviços, já que é mais fácil segmentar o seu público-alvo nas publicações.

Nesta plataforma, a troca de conteúdos tem como principal objetivo a partilha de informações promovendo a criação de networking, envolvendo-se assim num ambiente profissional. Por isso, trata-se de uma rede mais restrita, em que, por sua vez, é mais fácil ganhar a confiança dos utilizadores, aumentando assim a notoriedade da empresa e dos seus trabalhadores.

Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Estou pronto para trabalhar com a Archilike!