Como vender mais e melhor através do website

Para quem não teve oportunidade de estar presente (mas também para quem esteve) na sessão do BNI Cávado – Norte Litoral, na sexta-feira, dia 28, e assistir à apresentação do nosso Archi-mor, Luís Guimarães, aqui ficam os pontos principais sobre como vender mais e melhor através do website, aquele que tem de ser o ponto central da sua marca.

1 – Proposta de valor clara

Quem chega ao website da sua empresa, deve perceber imediatamente do que trata o seu negócio e em que áreas pode obter a sua ajuda. Se a pessoa foi ter ao seu website – tendo-o feito de forma orgânica ou tendo passado por um anúncio pago -, em princípio, terá algum interesse no que a sua empresa tem para oferecer. Assim, a proposta de valor deve ser clara e objetiva, para que o potencial cliente entenda por que é que deve escolher esta solução, que está ali o que precisa, e não tenha de procurar uma solução concorrente.

2 – Definir conversão

O seu website deve também definir claramente as ações que pretende que o utilizador faça, em determinada página, em determinado momento – são as conversões. Assim, se quer que o utilizador efetue uma compra online, coloque bem visível (mas não exageradamente) o botão “Compre agora”; se o objetivo é levar o potencial cliente a conhecer mais sobre determinado produto ou assunto, o botão “Saiba mais” é o ideal; se quer angariar leads, chame a atenção com o botão “Contacte-nos”. Defina as ações que são valiosas para a sua empresa e atraia os utilizadores para serem seus clientes.

3 – Design atrativo e funcional

A sabedoria popular é sabedoria, e não é por acaso. Se, no mundo ‘real’, “uma imagem vale mais do que mil palavras”, no mundo digital, esse ditado é exponenciado. Desta forma, é essencial ter um website com um design atrativo e funcional, que guie os utilizadores por um caminho bem trilhado e não por um labirinto, que os fará desistir rapidamente do site e da sua empresa. O design vai desde a organização dos menus até às imagens, que não devem ser exageradas, em termos de cor, quantidade e peso, como veremos a seguir.

4 – Rápido

Numa era em que, em várias vertentes, queremos tudo para ontem e não há tempo a perder, ter um website rápido é fulcral, sobretudo na versão mobilie. Não são só as imagens pesadas, que referimos no ponto anterior, que fazem com que um site demore a carregar. Esse problema pode também passar por ter muitas funcionalidades no site, algumas delas inúteis. Seja qual for a razão, identifique-a (também) rapidamente, para que não perca, irremediavelmente, potenciais clientes.

5 – Janela de chat

Ter uma janela de conversação, onde os utilizadores possam tirar dúvidas e estabelecer um primeiro ponto de contacto com a sua empresa, é também um ótimo ponto de partida para vender mais e melhor através do website. O chat não tem de ser necessariamente do site, pode estar ligado a uma página de Facebook ou a um número de Whatsapp. Tem é de ser um local de conversação em que efetivamente haja resposta ao potencial cliente e em que esse feedback não demore muito a ser dado.

6 – Testemunhos e casos de sucesso

Ter depoimentos de clientes, seja em texto ou em vídeo, que validem o trabalho da sua empresa é uma boa forma de mostrar credibilidade e, voltando ao primeiro ponto, acrescenta valor ao seu negócio. Além dos testemunhos, apresentar, no site, uma lista das marcas mais reconhecidas com quem tem trabalha, também é de grande valor comercial.

7 – Ajuda de uma agência especializada

Por último, mas não menos importante, ter ao seu lado uma agência de comunicação e marketing digital, especializada nos assuntos, é mais de meio caminho andado para ter sucesso e vender mais e melhor através do website. E esse caminho deve ser feito já, porque, como defende o comendador Rui Nabeiro, “quem não fizer hoje, amanhã é tarde”!

Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Estou pronto para trabalhar com a Archilike!