A importância de ter uma identidade visual

Como pode ver na nossa página de serviços, uma das vertentes em que podemos ser o pilar da sua empresa na comunicação digital é o design gráfico. O design vai muito além de figuras e elementos gráficos, é também sobre organização espacial e estrutura.

Trata-se de um processo criativo que, através de uma comunicação visual e estratégica, pretende despertar o interesse de consumo, tendo em conta as regras de harmonia artística, imagens, cores e símbolos.

Seja num telemóvel ou computador, o primeiro impacto importa muito. Ter linhas e cores apelativas é meio caminho andado para os utilizadores continuarem a navegar no seu website. Claro que o conteúdo tem de ser interessante, e isso já foi referido noutro artigo deste blog, mas captar o olhar é um primeiro passo.

Assim, a identidade visual da sua empresa faz toda a diferença no que diz respeito à imagem que passa ao cliente, quando ele a visualiza. Desde logo, é importante manter uma linha gráfica em todo o site, não ter páginas desencontradas graficamente. Isto é, as páginas podem ter elementos diferentes (até devem tê-lo, para não criar monotonia), eventualmente terem cores diferentes, consoante a mensagem que quer passar, mas a tipografia deve ser a mesma em todas as páginas. A regra número um do branding é a coerência e alinhamento do design. Se o seu design não estiver todo alinhado, é a sua marca que sairá prejudicada.

Aqui, colocam-se também questões de usabilidade e responsividade, sobretudo no mobile: se o website é apelativo em termos visuais e de conteúdo, tem de ser também fácil de usar e carregar rapidamente. Sobre este assunto, aconselhamos que leia o nosso artigo do passado mês de novembro, a propósito do Dia Mundial da Usabilidade.

Identidade forte pelo design

Se quer usar o marketing digital a seu favor, não dá para fugir do investimento (de dinheiro, tempo e esforço) numa boa identidade visual. Ponha-se no lugar do cliente: está à procura de um serviço na internet e encontra uma recomendação de empresa. Entra e vê um site confuso, com cores descoordenadas. Acede às redes sociais, e cada uma tem um logótipo diferente, tanto que fica sem certeza se as páginas se referem ao mesmo negócio. Fica muito inseguro em relação a contratar aquela empresa, certo?

Uma identidade visual bem construída é um aspecto poderoso. Por isso, ela deve ser pensada com o intuito de atrair novos clientes, reforçar a confiança na sua marca, posicioná-la da melhor maneira, possibilitar maior rapidez no alcance de resultados e dar ao seu negócio um ar ainda mais profissional.

Com a predominância do ambiente digital, não é de estranhar que cada vez mais empresas se aproveitem desse espaço para divulgar os seus negócios e fazê-los crescer. Mas, para isso, é imprescindível a construção de uma identidade visual impactante. É essa identidade que trará identificação do cliente com a marca e significado às suas campanhas.

Pense numa grande marca, como a Nike. É impossível não identificar o logótipo da marca desportiva, mesmo sem ter lá o nome escrito. Claro que nem sempre foi assim, foi uma imagem que foi sendo cimentada, mas esse reconhecimento acontece porque toda a identidade visual é coesa e harmoniosa, com elementos que conversam entre si e simbolizam a marca com perfeição.

Na hora de padronizar a identidade visual, lembre-se que ela deve atravessar todos os produtos e comunicações da sua marca: materiais gráficos, campanhas, website, e-mail marketing e redes sociais, tudo deve seguir os padrões definidos.

Para isso, elabore um manual de identidade da marca, onde constem informações específicas sobre paleta de cores, aplicação do logótipo a cada cor e fundo, estilo de imagens que devem ser usadas, entre outras características. Certamente, isso trará resultados concretos em termos de reconhecimento e sucesso da marca e do consequente trabalho de marketing digital, num mercado cada vez mais competitivo.

Benefícios da identidade visual

Passada toda esta conversa útil, elencamos as principais vantagens de ter uma identidade visual vincada na sua empresa: 

  • Credibilidade: É dos elementos mais desejados por qualquer organização junto dos seus clientes e é mais facilmente alcançada por meio de uma identidade visual bem trabalhada. Essa identidade inspira confiança em quem a vê, trazendo maior crédito à marca e às informações que partilha;
  • Unidade: Com um manual de identidade gráfica bem elaborado, o seu público pode identificar a sua empresa seja onde for. No ambiente online ou offline, por meio de cores, logótipos, grafias e imagens, a padronização passa a ideia de organização e competência;
  • Profissionalismo: Como dissemos, o esforço despendido na construção de uma marca dá-lhe uma imagem profissional. Se as comunicações, o visual e a identidade como um todo inspirarem qualidade, naturalmente o potencial cliente ligará esses elementos a um serviço eficiente. Porém, lembramos que não basta apenas investir numa boa identidade visual: todo o processo do seu negócio deve ser profissional, para que o esforço de um lado não seja arruinado pelas falhas do outro;
  • Valor: Ao longo do tempo, os seus esforços de gestão da marca e de identidade visual consolidam e agregam valor ao negócio. Com isso, torna-se mais fácil estabelecer uma relação de confiança com os clientes e que uma imagem inesquecível passe a fazer parte do imaginário do seu público;
  • Lucro: Depois de tantos esforços para construir uma identidade visual impactante e que traduza a qualidade e os valores da sua empresa, é natural que haja aumento nas vendas e, consequentemente, nos lucros.

Por tudo isto, é bastante útil que aposte algumas das suas fichas na criação de uma identidade visual forte, para que a sua empresa seja rapidamente reconhecida quando alguém entrar no seu website, redes sociais ou outra qualquer plataforma de contacto. E para a criação desse design uniforme, já sabe, pode contar com os nossos serviços!

Partilhar nas redes sociais:
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Estou pronto para trabalhar com a Archilike!